Embora hoje muito se fale em qualidade de vida no trabalho, o termo ganhou destaque na década de 70, quando o professor Louis Davis, da Universidade da Califórnia, apresentou pela primeira vez a expressão. A partir daí, o termo qualidade de vida no trabalho, ou QVT, passou a ter uma atenção ainda maior, já que sua origem se deu através da luta dos trabalhadores que não concordavam com alguns modelos organizacionais das empresas da época.
Diante disso, definiu-se que a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada às ações que uma empresa oferece para atender as expectativas dos colaboradores, ampliando sua satisfação com a empresa. À medida que os colaboradores estão satisfeitos em seu ambiente de trabalho, a empresa observa resultados positivos do ponto de vista organizacional. Ou seja, qualidade de vida no trabalho está relacionada ao bem estar geral, saúde e desempenho dos colaboradores ao realizarem suas atividades.
Mas afinal, o que representa qualidade de vida para os colaboradores?
Durante muito tempo as pequenas empresas acreditavam que qualidade de vida no trabalho, era algo possível apenas para grandes empresas, que poderiam investir recursos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores. Porém, essas grandes empresas desenvolveram pesquisas para descobrir o que realmente significava qualidade de vida no trabalho. Foram avaliadas as respostas mais recorrentes e, por incrível que pareça, percebeu-se que todos os itens eram muito fáceis – e baratos – para que as empresas pudessem proporcionar a qualidade de vida tão sonhada pelos colaboradores.
Ebook: Como mudar o plano de saúde empresarial sem dores de cabeça
O curioso é que contrário do que se pensava os itens extras proporcionado pelas empresas, como benefícios para academia, por exemplo, sequer foram citados. O que os colaboradores realmente querem e consideram importante para uma qualidade de vida no trabalho, é muito mais simples do que se imagina.
Crie ações que sinalizem que você quer cuidar da sua equipe
Mesmo que a empresa não tenha um grande programa voltado para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, criar pequenas ações pode gerar uma grande diferença no clima organizacional. Quando perguntado de maneira direta o que as pessoas realmente esperam do seu trabalho, ficou claro que a maioria espera ter qualidade de vida dentro da empresa.
É claro que quando pensamos em qualidade de vida no trabalho, devemos lembrar que isso foge ao ambiente unicamente relacionado ao trabalho. Se uma pessoa tem qualidade de vida no trabalho, levará isso para sua vida. Se tem qualidade em sua vida pessoal, também levará isso para o ambiente de trabalho.
Nesse sentido, vale fazer a seguinte reflexão: Será que o ambiente de trabalho é apenas um local para se ganhar dinheiro, independentemente do nível de estresse e dos problemas enfrentados no local? Ou o ambiente de trabalho pode ser um espaço para que as pessoas se sintam felizes, de uma maneira geral?
Então é muito importante analisar as questões que levam a ter essa qualidade de vida, em um âmbito geral. Mesmo que você seja um gestor ou o dono da empresa, também deve se preocupar com a sua própria qualidade de vida, no ambiente corporativo. Por isso é tão importante que cada um, cuide da melhoria de sua qualidade de vida. Uma das maneiras de alcançar isso é cuidando da saúde física e mental. Seja no trabalho ou na vida pessoal, ter qualidade de vida é essencial para a saúde de todos.